https://revistaclc.ceppes.org.br/online/issue/feed Ciência & Luta de Classes 2024-02-19T18:43:17+00:00 Secretaria secretaria@ceppes.org.br Open Journal Systems <p>Ciência &amp; Luta de Classes é um periódico semestral interdisciplinar do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) que aceita textos inéditos de diferentes áreas do conhecimento que contribuam para a inovação teórica, metodológica e/ou análise empírica.</p> https://revistaclc.ceppes.org.br/online/article/view/106 A crise do capital do final dos anos 90 nos editoriais do Jornal Inverta 2023-07-21T19:56:12+00:00 Antonio Cícero Cassiano Sousa antoniocicerocs@gmail.com 2023-08-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Ciência & Luta de Classes https://revistaclc.ceppes.org.br/online/article/view/111 A Crise Orgânica do Capital, a nova geopolítica e o Brasil 2024-01-23T09:00:55+00:00 Aluisio Bevilaqua bvilla@inverta.com.br <p>O artigo, com base em pesquisa bibliográfica, procura situar as principais tendências da conjuntura mundial e do Brasil à luz dos conceitos de Crise Orgânica do Capital e geopolítica; merecendo atenção especial o conflito na Ucrânia, a formação de uma nova ordem multipolar e o processo eleitoral brasileiro de 2022.</p> 2023-10-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://revistaclc.ceppes.org.br/online/article/view/107 A partilha da Palestina segundo o imperialismo 2023-11-10T15:03:51+00:00 Antonio Cícero Cassiano Sousa antoniocicerocs@gmail.com <p>O artigo aborda a questão da Palestina frente à partilha do Oriente Médio pelas potencias imperialistas; a crescente hegemonia dos Estados Unidos, onde&nbsp; se insere a criação do Estado de Israel, e a não solução para o problema da ocupação das terras palestinas e seu agravamento são questões centrais;&nbsp; como contraponto, o apoio da União Soviética às lutas de libertação nacional na região ajuda a dimensionar a complexidade do problema. O objetivo é fazer uma breve revisão bibliográfica, tendo como referenciais teóricos os conceitos de crise orgânica do capital, imperialismo e questão nacional, e atualizar o problema tendo em vista sua evolução com base nesse quadro teórico. A hipótese central é que a questão palestina revela contradições particulares da luta de libertação nacional e a partilha da região pelas potências imperialistas.&nbsp;</p> 2024-01-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Ciência & Luta de Classes https://revistaclc.ceppes.org.br/online/article/view/108 O O caminho pedagógico no Brasil e a Crise Orgânica do Capital 2023-11-24T14:56:17+00:00 Adelmar Santos de Araújo historiaecultura2011@gmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama da educação brasileira e discutir possibilidades de repensar a aminhada pedagógica no Brasil, concluindo com a recente contribuição de Aluisio Pampolha Bevilaqua: A crise orgânica do capital: o valor, a ciência e a educação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Com base em</p> <p> <span class="fontstyle0">O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama da educação brasileira e discutir possibilidades de repensar a caminhada pedagógica no Brasil, concluindo com a recente contribuição de Aluisio Pampolha Bevilaqua: A crise orgânica do capital: o valor, a ciência e a educação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Com base em</span></p> <p> <span class="fontstyle0">O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama da educação brasileira e discutir possibilidades de repensar a caminhada pedagógica no Brasil, concluindo com a recente contribuição de Aluisio Pampolha Bevilaqua: A crise orgânica do capital: o valor, a ciência e a educação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Com base em Bevilaqua (2011), (2015), (2017) questionou-se: que caminho pedagógico deve ser proposto à educação no Brasil? Constata-se a</span></p> <p> <span class="fontstyle0">O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama da educação brasileira e discutir possibilidades de repensar a caminhada pedagógica no Brasil, concluindo com a recente contribuição de Aluisio Pampolha Bevilaqua: A crise orgânica do capital: o valor, a ciência e a educação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Com base em Bevilaqua (2011), (2015), (2017) questionou-se: que caminho pedagógico deve ser proposto à educação no Brasil? Constata-se a importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que</span></p> <p> <span class="fontstyle0">O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama da educação brasileira e discutir possibilidades de repensar a caminhada pedagógica no Brasil, concluindo com a recente contribuição de Aluisio Pampolha Bevilaqua: A crise orgânica do capital: o valor, a ciência e a educação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Com base em Bevilaqua (2011), (2015), (2017) questionou-se: que caminho pedagógico deve ser proposto à educação no Brasil? Constata-se a importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) exemplificam bem isso.</span></p> <p><span class="fontstyle0">correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) exemplificam bem isso.</span></p> <p><span class="fontstyle0">importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) exemplificam bem isso.</span></p> <p><span class="fontstyle0">Bevilaqua (2011), (2015), (2017) questionou-se: que caminho pedagógico deve ser proposto à educação no Brasil? Constata-se a importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) exemplificam bem isso.</span></p> <p>Bevilaqua (2011), (2015), (2017) questionou-se: que caminho pedagógico deve ser proposto à educação no Brasil? Constata-se a importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014-2024) exemplificam bem isso.</p> 2024-01-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Ciência & Luta de Classes https://revistaclc.ceppes.org.br/online/article/view/103 A situação do Ensino Fundamental - anos iniciais no transcorrer da pandemia da Covid-19 (2020/2021), e os seus desafios em decorrência da política neoliberal 2023-07-07T15:20:21+00:00 Sidnei Moraes Martins sidnei.martins68@gmail.com <p>O presente trabalho promove uma reflexão sobre a situação do ensino fundamental - anos iniciais no transcorrer da pandemia da Covid-19 (2020/2021), e os seus desafios em decorrência da política neoliberal. A pesquisa avalia se a crise pandêmica interferiu no aprendizado das crianças. É um estudo qualitativo realizado por meio de pesquisa com professoras/pedagogas da rede municipal de educação do município de Ribeirão das Neves e revisão bibliográfica de material científico que trata do tema. A pesquisa realizada aponta os desafios para a educação, além das condições precárias de famílias da periferia para enfrentar a pandemia, diferente das famílias com melhores condições econômicas. Por fim, a pesquisa sinaliza que a Crise Orgânica do Capital, o avanço da política neoliberal tende a agravar a crise educacional e da necessidade da mudança de paradigma na ciência e na educação em busca de uma produção e reprodução que atenda ao desenvolvimento social.</p> 2023-08-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Ciência & Luta de Classes https://revistaclc.ceppes.org.br/online/article/view/113 Editorial v. 6, n. 9, jan-jul 2023 2024-02-19T18:43:17+00:00 Comissão Editorial secretaria@ceppes.org.br <p>Editorial</p> 2023-12-20T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024