John Dewey e a Escola Nova no Brasil

Autores

  • Aluisio Pampolha Bevilaqua

DOI:

https://doi.org/10.54025/clc.v1i1.29

Palavras-chave:

Dewey, Filosofia, Manifesto dos Pioneiros, Brasil, Educação, História

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre as ideias filosóficas e pedagógicas de John Dewey, presentes no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova no Brasil, lançado em 1932, em São Paulo. Seu ponto de partida é a hipótese de que o sistema pedagógico de Dewey, traduzido no Manifesto da Escola Nova, alterou substancialmente seu significado. Com base na dialética marxista, sugere que este fato resulta tanto da singularidade do processo histórico da sociedade brasileira, em especial do seu sistema educacional, quanto do próprio modelo teórico deste pedagogo. A pesquisa identifica as ideias e categorias filosóficas de Dewey, no escopo do Manifesto escolanovista, compara o significado das mesmas nos respectivos sistemas pedagógicos, apoiada na relação destes às bases empíricas dos quais são abstraídos e formas ideológicas que os mediatizam.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. História da Filosoia. Vol. XI, Editora Presença, Lisboa: 1970.

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. Porto: Edições Afrontamento, 1984.

AZEVEDO, Fernando. A Cultura Brasileira. Introdução ao Estudo da Cultura no Brasil. Tomo III, Melhoramentos, 3º ed., São Paulo: 1958.

_____. A Reconstrução Educacional do Brasil. Ao povo e ao governo. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Companhia Editora Nacional, São Paulo: 1932.

BOBBIO, Norberto. A teoria das formas de governo. Brasília: 10ª Edição, Ed. UNB, 1997.

BRAVO, Carlos Ramiro. El pensamiento de Jeremy Benthan. Colômbia, Revista de Ciências Humanas No. 20, 2000.

CUNHA, Euclides da. Contrastes e Confrontos. Rio de Janeiro: Record, 1975.

DEWEY, John. he Inluence of Darwin on Philosophy And Other Essays in Contemporary hought. New York: Henry Holt and Company, 1910.

_____. Experience and Education. New York: First Touchstone Edition, 1997

_____. Democracy and Education he Pennsylvania State University. A Penn State Electronic Classics Series Publication: Pennsylvania, 2001.

_____. Experience and Nature, Open Court and he Monist. Chicago, 1926.

_____. Vida e Sociedade. 10 º ed. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1978.

DUMONT, Louis. O Individualismo – uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro Ed. Rocco, 1985.

DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. 5º ed. São Paulo: Melhoramentos, (s/d).

FREITAS, Marcos Cezar de, BICCAS, Maurilane de Souza. História Social da Educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.

GIROUX, Henry. Escola Crítica e Política Cultural. São Paulo: Cortez, 1987.

GUZMÁN, Maylín Frías; RIVERA, Zoia. El pragmatismo en la bibliotecología cubana de la República, disponível em: http://scielo.sld.cu/pdf/aci/v17n6/aci03608.pdf, acesso 03/12/2009.

HEGEL, G. W. F. Ciencia de la Lógica. 5º ed. Buenos Aires: Ediciones Solar, 1982.

_____. Fenomenologia do Espírito. Vol. 1 e 2, Petrópolis: Vozes, 1988.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 2º ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.

LENIN, V. I. Cuadernos Filosoicos. Tomo XXIX, Muscú: Progresso, 1986.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 17ª ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1984.

JONES. Elizabeth. E Por Falar Em John Dewey. Perspectiva, r. CED, Florianópolis, jul/dez, 1989.

LANCASTER, Lane W. Master of Political hought. Hegel to Dewey. London: George G. Harrap & Co. Ltd., 1969.

MACPHERSON, C. B. A teoria política do individualismo possessivo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. La Ideologia Alemana. Buenos Aires: Ediciones PueblosUnidos, 1973.

_____. he Capital. Vol. I, Collected Works, Volume 35. London: Lawrence & Wishart, 1996.

_____. Contribuição Para Crítica da Economia Política. 5ª ed. Lisboa: Estampa, 1977.

MILL, Stuart. Princípio de Economia Política. São Paulo: Nova Cultural, 1986.

_____. Sobre a Liberdade. Edição Eletrônica, Instituto Liberal do Rio de Janeiro, 2003.

NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade Na Primeira República. 2ª. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. Formação e o Sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SAVIANI, Demerval. A Pedagogia no Brasil. História e Teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

SCHWARZ, Roberto. Ao Vencedor as Batatas. 3ª. ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1988.

SCHWARZMAN, Simon, BOMENY, Helena Maria Bousquet, COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra; Rio: Fundação Getúlio Vargas, 2000.

_____. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SUCHODOLSKI, Bogdan. Teoria Marxista da Educação. Vol. III. Lisboa: Editora Estampa, 1976.

VOLPE, Galvano Della. Rousseau y Marx. Roma: Ediciones Martinez Roca S. A., 1972.

Downloads

Publicado

24-07-2021