John Dewey e a Escola Nova no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.54025/clc.v1i1.29Palavras-chave:
Dewey, Filosofia, Manifesto dos Pioneiros, Brasil, Educação, HistóriaResumo
O presente artigo é uma reflexão sobre as ideias filosóficas e pedagógicas de John Dewey, presentes no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova no Brasil, lançado em 1932, em São Paulo. Seu ponto de partida é a hipótese de que o sistema pedagógico de Dewey, traduzido no Manifesto da Escola Nova, alterou substancialmente seu significado. Com base na dialética marxista, sugere que este fato resulta tanto da singularidade do processo histórico da sociedade brasileira, em especial do seu sistema educacional, quanto do próprio modelo teórico deste pedagogo. A pesquisa identifica as ideias e categorias filosóficas de Dewey, no escopo do Manifesto escolanovista, compara o significado das mesmas nos respectivos sistemas pedagógicos, apoiada na relação destes às bases empíricas dos quais são abstraídos e formas ideológicas que os mediatizam.
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