Cinema hollywoodiano, a crise do pós-guerra e os cinemas novos
DOI:
https://doi.org/10.54025/clc.v1i1.35Palavras-chave:
cinema de gênero, cinema de autor, cinemas novos, cinema moderno, indústria cinematográfica.Resumo
O artigo analisa os problemas enfrentados pela indústria cinematográfica estadunidense resultantes do advento da televisão como meio de comunicação de massa e de novos hábitos das camadas médias dos grandes centros urbanos; focaliza, também, as respostas a tais questões dadas pelos chamados cinemas novos.
Referências
AUMONT, Jacques e outros. A estética do ilme. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo, Papirus, 1995
BERNADET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo, Brasiliense, 1980 (Coleção Primeiros Passos).
CAPUZZO, Heitor. Lágrimas de luz: o drama romântico no cinema. Belo Horizonte, Ed. UFMG/Laboratório Multimídia da UFMG, 1999.
COSTA, Antonio. Compreender o cinema. 2ª. ed. Trad. Nilson Louzada. Rio de Janeiro: Globo, 1989.
MARINGONI, Gilberto. A guerra nas telas. Atenção, São Paulo (9): 78-81, novem- bro de 1996.
SADOUL, Georges. História do cinema mundial. Trad. Sônia S. Gomes. São Paulo, Martins Fontes, 1963 (?), vol. I e II.
TURNER, Graeme. Cinema como prática social. Trad. Mauro Silva. São Paulo: Sum- mus, 1997.