Cinema hollywoodiano, a crise do pós-guerra e os cinemas novos

Autores

  • Antonio Cícero Cassiano Sousa

DOI:

https://doi.org/10.54025/clc.v1i1.35

Palavras-chave:

cinema de gênero, cinema de autor, cinemas novos, cinema moderno, indústria cinematográfica.

Resumo

O artigo analisa os problemas enfrentados pela indústria cinematográfica  estadunidense resultantes do advento da televisão como meio de comunicação de massa e de novos hábitos das camadas médias dos grandes centros  urbanos; focaliza, também, as respostas a tais questões dadas pelos chamados cinemas novos.

Referências

AUMONT, Jacques e outros. A estética do ilme. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo, Papirus, 1995

BERNADET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo, Brasiliense, 1980 (Coleção Primeiros Passos).

CAPUZZO, Heitor. Lágrimas de luz: o drama romântico no cinema. Belo Horizonte, Ed. UFMG/Laboratório Multimídia da UFMG, 1999.

COSTA, Antonio. Compreender o cinema. 2ª. ed. Trad. Nilson Louzada. Rio de Janeiro: Globo, 1989.

MARINGONI, Gilberto. A guerra nas telas. Atenção, São Paulo (9): 78-81, novem- bro de 1996.

SADOUL, Georges. História do cinema mundial. Trad. Sônia S. Gomes. São Paulo, Martins Fontes, 1963 (?), vol. I e II.

TURNER, Graeme. Cinema como prática social. Trad. Mauro Silva. São Paulo: Sum- mus, 1997.

Downloads

Publicado

24-07-2021