A Educação das relações étnico raciais e a Sociologia da Infância: contribuições da arte africana para iniciar as rodas de conversa
DOI:
https://doi.org/10.54025/clc.v2i3.58Palavras-chave:
relações étnico-raciais, educação infantil, Sociologia da InfânciaResumo
Este trabalho tem por objetivo identificar as estratégias adotadas na prática docente em Educação Infantil acerca da Educação das Relações Étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003. Apresentamos algumas ações e propostas vivenciadas na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI-UFRJ). A pesquisa aponta para uma demanda por um processo de formação continuada que privilegie a articulação entre teoria e prática.
Referências
ARIÉS, P. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.
ABRAMOWIZ. A. & OLIVEIRA, Fabiana. As relações étnico-raciais e a sociologia da infância no Brasil: alguns aportes. In. BENTO, Mª Aparecida Silva (org.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, 2012.
ALCANTARA, Deise et al. Máscaras Africanas: Identidade/Diferença (Oficina). Rio de Janeiro, Escola de Educação Infantil, UFRJ, 2014.
CAMPOS, M. M.; ROSEMBERG, F.; FERREIRA, I. M. Creches e pré-escolas no Brasil. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1995.
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2000.
CARVALHO, C. R. e PASSOS. M.C. P. Práticas, narrativas e memórias da diáspora: paisagens de uma pesquisa. 31ª Reunião Anual da ANPEd: Caxambu/MG, 2008. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT21-4792--Int. pdf. Acesso em: dezembro de 2011.
HALL, E. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Org. SOVIK, L. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
ROSEMBERG, Fúlvia. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In. BENTO, Mª Aparecida Silva (org.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, 2012.
BRASIL. Leis e Decretos. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: lei n.9.394/1996. Brasília, 1996.
_____________. Lei nº. 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Inclui a obrigatoriedade
da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da rede de ensino.
Diário Oficial da União, Brasília, 2003.
____________. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da
Criança e do Adolescente.
_____________. Lei nº 11.700 de13 de junho de 2008, garante vaga em escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental próxima à residência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, jun. 2008.
_____________. Emenda Constitucional No. 53, de 19 de dezembro de 2006. Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, dez. 2006.
_____________. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Prevê a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, nov. 2009.
KUHLMANN, Jr. M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.