Políticas públicas de energia alternativa

Autores

  • Josiel Francisco Santos de Morais

DOI:

https://doi.org/10.54025/clc.v1i1.75

Palavras-chave:

meio ambiente, energia, tratamento de resíduo, modo de produção, qualidade de vida

Resumo

O artigo conclui que o Brasil precisa de políticas públicas no que diz respeito à exploração de energia alternativa e dos recursos naturais extraídos na produção de gás metano. Cabe ao governo incentivar a criação de aterro sanitário e de estação de tratamento de esgoto e estimular a produção de placas solares e de turbinas como fontes geradoras de energia limpa. As novas matrizes energéticas como: solar e eólica irão ajudar o meio ambiente a se recuperar e proporcionar melhor qualidade de vida para a sociedade, pois irão reduzir a exploração de resíduos fósseis, carvão e outros minerais, que têm contribuído para o aumento da poluição, o que, além disso, irá reduzir a contaminação da água, solo e ar. Portanto, tende a contribuir para a redução de monóxido de carbono e dióxido de carbono na atmosfera, ajudando assim, a reduzir seus efeitos danosos na camada de ozônio e a mitigar o aquecimento global.

Referências

BEVILAQUA, A. P. As alterações climáticas e globalização neoliberal. Rio de Janeiro: Ed. Inverta, 2002.

CENTRO de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Energia Solar Fotovoltaica no Brasil. Propostas para Ação. Brasília, DF: 2001. http://www.cgee.org.br. Acesso em 10/11/2013.

HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1996.

PRADO JR, C. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2000.

MINC, C. Como fazer movimento ecológico e defender a natureza e as liberdades. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1985.

SANTOS, Neila Santana dos. Tecnologias Aplicáveis à Bioenergia. Dissertação de Mestrado: Faculdade de Tecnologia e Ciências Salvador, 2000.Santos, N. Geração de energia elétrica a partir do biogásproduzido na estação de tratamento de esgotos de Madre de Deus. Dissertação de Mestrado: FTC ( Faculdade de Tecnologia e Ciência), Salvador,BA, 2009.

Downloads

Publicado

24-07-2021