Integração latino-americana na educação sob o contexto da pandemia

Autores

  • Bianka de Jesus PPFH UERJ

DOI:

https://doi.org/10.54025/clc.v4i6.81

Palavras-chave:

integração, educação, américa latina

Resumo

A partir de uma síntese do colóquio 2 da Clacso sobre governança na educação latino-americana em tempos de pandemia, o presente artigo destaca a integração latino-americana como um dos pontos de partida para  uma pedagogia de transição que contribua para que a Educação cumpra seu desiderato histórico e não se limite a adestrar as novas gerações a serem submissas ao “lugar” de classe que a desigualdade na Educação prepara para a desigualdade da sociedade de classes.

Biografia do Autor

Bianka de Jesus, PPFH UERJ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana do Centro de Educação e Humanidades da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC, 2015, membro do grupo de pesquisa Educação, Trabalho, Economia Global e Sustentabilidade (ETEGS), licenciada em Docência do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Cândido Mendes. bjdoutoranda49@gmail.com

Referências

Referências Bibliográficas

ANPEd Nacional. Colóquio CLACSO 02 - Governar a educação em tempos de Pandemia. Julho, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3Sx8LLsVB3A&t=5611s. Acesso em: 30/01/2022.

BEVILAQUA, Aluisio Pampolha. Crise do capital em Marx e suas implicações nos paradigmas da Educação: Contribuição ao repensar pedagógico no século XXI. Rio de Janeiro: Inverta; Fortaleza: Edições UFC; 2011.

______. A Crise Orgânica do Capital: o Valor, a Ciência e a Educação. 2015. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) - Faculdade de Educação (FACED), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

JUNQUEIRA, Nadia Ribeiro; BRESSIANI, Nathalie. CAPITALISMO EM DEBATE: Nancy Fraser: “O Neoliberalismo não se legitima”. 2020. Diplomatique Brasil. Disponível em: https://diplomatique.org.br/nancy-fraser-o-neoliberalismo-nao-se-legitima-mais/. Acesso em 03/02/2022.

Bolsonaro critica 'histeria' com coronavírus: 'Devemos voltar à normalidade'

https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2020/03/24/interna_politica,1132126/bolsonaro-critica-histeria-com-gripezinha-do-coronavirus.shtml

BOLSONARO.Pronunciamento Oficial do Presidente da República, Jair Bolsonarohttps://www.youtube.com/watch?v=VWsDcYK4STw

EFW: Observatório das Finanças da Educação 2021 https://sdg4education2030.org/efw-education-finance-watch-2021

Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus

https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus

Os desequilíbrios da economia mundial e a crise da COVID-19

Martin Kaufman e Daniel Leigh

https://www.imf.org/pt/News/Articles/2020/08/04/blog-global-rebalancing-and-the-covid19-crisis

Cepal: crise por causa de covid-19 será uma das piores do mundo

América Latina e Caribe sofrerão impactos

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-03/cepal-crise-por-causa-de-covid-19-sera-uma-das-piores-do-mundo

Downloads

Publicado

31-05-2022

Edição

Seção

Resenhas

Categorias