Notas sobre o Materialismo Histórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54025/clc.v5i7/8.94

Palavras-chave:

Karl Marx e Friedrich Engels, Materialismo Histórico, Lênin

Resumo

O texto tem como objetivo discutir a emergência de Karl Marx e Friedrich Engels no contexto de desenvolvimento capitalista na Europa. Para isso, investigou-se como esse paradigma historiográfico, o Materialismo Histórico, emerge no século XIX e se estende até os dias de hoje. Sua influência tem ultrapassado as linhas teóricas do marxismo e atingido outras correntes historiográficas e historiadores em todo o mundo. Nesse contexto, objetivou-se ainda entender como as tensões entre a burguesia e o proletariado impactaram a visão de mundo desses dois autores. Além disso, buscou-se compreender um pouco das contribuições de Lênin nesse processo.

Biografia do Autor

Adelmar Santos de Araújo, Centro de Educação Popular Educação e Pesquisas Econômicas e Sociais; Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor de História Contemporânea na Uni-Araguaia, professor e pesquisador no Centro de Educação Popular Educação e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) e professor da rede estadual de Goiás.

Referências

BARROS, José D`Assunção. Teoria da história v. III: Os paradigmas revolucionários, 3 ed. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2013.

COTRIM, Lívia. A contra-revolução na Alemanha. Marx e a Nova Gazeta Renana. Margem, São Paulo, N. 16, p. 223-227, DEZ. 2002.

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Tradução de B. A. Schuman. São Paulo: Boitempo, 2010.

GIANOTTI, José Arthur. Marx (1818-1883): vida e obra. In: MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. Seleção de textos de José Arthur Gianotti; tradução de José Carlos Bruni (et al), 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores)

FERNANDES, Florestan. Marx e Engels: a história em processo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

L´APINE, Nicolai. O jovem Marx. Tradução de Zeferino Coelho. Lisboa: Editorial Caminho, 1983.

LENINE, Vladimir Ilicht. Imperialismo, fase superior do capitalismo. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 4, n. 1, p. 144-224, jun. 2012.

_______. Obras escolhidas, 3 ed., v. 1. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1986.

_______. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. Tradução Nélio Schneider, São Paulo-SP: Boitempo, 2011.

_______. O Capital: crítica da economia política: livro II: o processo de circulação do capital. Tradução e seleção de textos de Rubens Enderle, 1 ed., São Paulo-SP: Boitempo, 2014.

_______. A revolução antes da revolução. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

_______. O Capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle, 2 ed., São Paulo-SP: Boitempo, 2017a.

_______. O Capital: crítica da economia política: livro III: o processo global da produção capitalista. Tradução de Rubens Enderle, 1 ed., São Paulo-SP: Boitempo, 2017b.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do partido comunista. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

______. Manifesto comunista. Goiânia: Ed. UFG, 2017.

_______. Antologia filosófica. Lisboa: Editorial Estampa, 1971.

Downloads

Publicado

06-01-2023