A situação do Ensino Fundamental - anos iniciais no transcorrer da pandemia da Covid-19 (2020/2021), e os seus desafios em decorrência da política neoliberal

Autores

  • Sidnei Moraes Martins Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo

DOI:

https://doi.org/10.54025/clc.v6i9.103

Palavras-chave:

Educação., Ensino Fundamental I, Pandemia da Covid-19., Condições econômicas., Neoliberalismo., Crise Orgânica do Capital

Resumo

O presente trabalho promove uma reflexão sobre a situação do ensino fundamental - anos iniciais no transcorrer da pandemia da Covid-19 (2020/2021), e os seus desafios em decorrência da política neoliberal. A pesquisa avalia se a crise pandêmica interferiu no aprendizado das crianças. É um estudo qualitativo realizado por meio de pesquisa com professoras/pedagogas da rede municipal de educação do município de Ribeirão das Neves e revisão bibliográfica de material científico que trata do tema. A pesquisa realizada aponta os desafios para a educação, além das condições precárias de famílias da periferia para enfrentar a pandemia, diferente das famílias com melhores condições econômicas. Por fim, a pesquisa sinaliza que a Crise Orgânica do Capital, o avanço da política neoliberal tende a agravar a crise educacional e da necessidade da mudança de paradigma na ciência e na educação em busca de uma produção e reprodução que atenda ao desenvolvimento social.

Referências

AFANASYEV, Viktor Grigoryevich. Fundamentos da Filosofia. Moscovo: Edições Progresso, 1982.

BEVILAQUA, Aluisio Pampolha. A Crise Orgânica do Capital: o valor, a ciência e a educação. v.1 – Fortaleza: Edições UFC, Rio de Janeiro: Inverta, 2017.

BEVILAQUA, Aluisio Pampolha. A Crise Orgânica do Capital: o valor, a ciência e a educação. v.1 – TV INVERTA, Youtube, 21 jun. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TDnivlGApR0&t=331s . Acesso em 20 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

​ BRASIL. Organização Pan-Americana de Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acessado em: 15 set. 2022.

CAVALCANTE, Ilda Medeiros et al. Aimportância da literatura para facilitar aprendizagem de crianças durante a pandemia. Disponível em:https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7561_30092020192937.pdf Acesso em 15.09.2022.

CONASS. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Brasília, DF, Apresenta Painel Covid-19 - Disponívem em: https://www.conass.org.br/painel-conass-covid-19-completa-mil-dias-de-divulgacao-diaria/> Acesso em 04 abr de 2023.

FRIGOTTO, G. Pandemia, mercantilização da educação e resistências populares. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 636–652, 2021. DOI: 10.9771/gmed.v13i1.44442. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index. php/revistagerminal/article/view/44442. Acesso em: 19 out. 2022.

GROSSI, M. G. R.; MINODA, D. DE S. M.; FONSECA, R. G. P. Impacto da pandemia do covid-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Teoria e Prática da Educação, v. 23, n. 3, p. 150-170, 16 dez. 2020.

GUEDES, Douglas Souza; RANGEL, Tauã Lima Verdan. (SENHORAS, Elói Martins – Organizador). Ensino Remoto e a Pandemia de Covid-19. Capítulo 1 – Ensino Remoto e o Oficio do Professor em tempos de Pandemia. (p. 15 a 37). Boa Vista: IOLE, 2021.

HÜBNER, Lilian Cristiane. PACHECO, Letícia Priscila. Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios iniciais da aprendizagem da leitura em crianças

LENINE, Vladimir I. Karl Marx e o desenvolvimento histórico do marxismo. 2º Edição. Lisboa: Edições Avante, 1981.

MACÊDO, Jessica Karolyne de Sousa. A Perspectiva Familiar em relação ao Ensino Remoto na Educação Infantil durante a Pandemia da Covid-19. João Pessoa 2021.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2ª ed. Tradução e introdução de Florestan F e r n a n d e s . S ã o Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã:crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). Ttradução Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. -São Paulo:Boitempo, 2007.

NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla; HENRIQUE, Fabiana. O livro didático de alfabetização e a formação de leitores. Educação em Revista / Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação – n. 1 (1985). Belo Horizonte: FaE/UFMG. Vol. 31,n. 03, set. 2015.

OLIVEIRA, Antonia Soares Silveira e; ARAÚJO NETO, Augusto Brito; OLIVEIRA, Lygia Maria Silveira e. Processo ensino aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia e isolamento. Edição v. 1 n. 6 (2020): Ciência Contemporânea. Disponível em: http://cienciacontemporanea.com.br/index. php/revista/ article/view/32. Visitado em 20 set. 2022.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. V. II. Nova Aguilar, 1994. Disponível em: https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2018/03/rosa_j_g_grande_ sertao_veredas.pdf. Acesso em: 29. out. 2022.

SANTOS. Amanda Caixeta dos. As percepções de famílias de crianças da Educação Infantil sobre o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Uberlândia – MG. 2022. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream /123456789/34692/6/Percep%C3%A7%C3%B5esFam%C3%ADliasCrian%C3%A7as.pdf Acesso em 15 set. 2021.

SILVA, Simone Barbosa Fernandes; MULLER, José Luiz. A participação dos pais no contexto educacional escolar. Disponível em https://web.archive.org/web/20180415073827id_/http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/viewFile/410/251. Acesso em: 20 set. 2021.

​ SITE, Significado. O que é Wi-Fi. Disponível em: https://www.significados.com.br/wi-fi/ Acessado em 29 out. 2022.

SOUZA, E. P. de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 17, n. 30, p. p. 110-118, 2020. DOI: 10.22481/ccsa.v17i30.7127. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index. php/ccsa/article/view/7127. Acesso em: 21 out. 2022.

SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos. (Org. SENHORAS, Elói Martins). Ensino Remoto e a Pandemia de Covid-19. Capítulo 2 – Desafios da Implementação do Ensino Remoto. (p. 40 a 55). Boa Vista: IOLE, 2021.

VIGOTSKY. Lev Semenovich. A formação social da mente : o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª. ed. Tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

22-08-2023