A partilha da Palestina segundo o imperialismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54025/clc.v6i9.107

Palavras-chave:

questão palestina; Israel; lutas de libertação nacional; imperialismo; questão nacional; crise orgânica do capital.

Resumo

O artigo aborda a questão da Palestina frente à partilha do Oriente Médio pelas potencias imperialistas; a crescente hegemonia dos Estados Unidos, onde  se insere a criação do Estado de Israel, e a não solução para o problema da ocupação das terras palestinas e seu agravamento são questões centrais;  como contraponto, o apoio da União Soviética às lutas de libertação nacional na região ajuda a dimensionar a complexidade do problema. O objetivo é fazer uma breve revisão bibliográfica, tendo como referenciais teóricos os conceitos de crise orgânica do capital, imperialismo e questão nacional, e atualizar o problema tendo em vista sua evolução com base nesse quadro teórico. A hipótese central é que a questão palestina revela contradições particulares da luta de libertação nacional e a partilha da região pelas potências imperialistas. 

Biografia do Autor

Antonio Cícero Cassiano Sousa, CEPPES

Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutor em História Social (Contemporânea) pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é pesquisador do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais e professor e pesquisador e no Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro (ISERJ).

Referências

ALI, Tariq. Bush na Babilônia. A recolonização do Iraque. Trad. Maria Beatriz de Medina. Rio de Janeiro: Record, 2003.

BEVILAQUA, Aluisio P. Perspectivas para a luta contra o neoliberalismo no Brasil sob a conjuntura de crise orgânica do capital. In BEVILAQUA, Aluisio P., FRIGOTTO, Gaudencio, JESUS, Bianka, BEVILAQUA, Julia M. P. e ROCHA, Rafael (org.). Perspectivas para conjuntura de Crise Orgânica do Capital nacional e internacional. Rio de Janeiro: UERJ, LPP: Inverta, 2020, pp. 156-220.

Mapa das perdas de terras palestinas de 1947 a 2023. https://brasilescola.uol.com.br/geografia/palestina.htm Captado em 28 de outubro de 2023.

CIONE, Vinicius. Al Nakba. A catástrofe palestina. Rio de Janeiro: Editora Inverta, s/d.

CLEMESHA, Arlene Elizabeth. Os últimos dos excluídos: os refugiados palestinos. Caros Amigos, número especial, São Paulo: Casa Amarela, abril/maio de 2009, s/p.

GRINBERG, Keila. O mundo árabe e as guerras árabe-israelenses. REIS FILHO, D. e outros. O século XX: o tempo das dúvidas. Do declínio das utopias às globalizações. Vol. III. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, pp. 97-131.

HUSSEIN, Mahmoud. Sobre o Papel Ativo da Periferia – o Exemplo Árabe. In AMIN, Samir (org.). A Crise do Imperialismo. Trad. Marcos Aarão Reis. Rio de Janeiro: Graal, 1977, pp. 165-188.

LINHARES, Maria Yedda. O Oriente Médio e o mundo árabe. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.

MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. A Segunda Guerra Fria: geopolítica e dimensão estratégica dos Estados Unidos. Das rebeliões na Eurásia à África do Norte e ao Oriente Médio. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

MONROE, Elisabeth. El fin do domínio occidental. El siglo XX. Barcelona: Editorial Labor, 1974, pp. 171-190.

ONU News. Territórios palestinos têm gás e petróleo que podem gerar centenas de bilhões de dólares. https://news.un.org/pt/story/2019/08/1685021. Captado em 20 de outubro de 2023.

PCML. Manifesto da Plataforma Comunista. Rio de Janeiro: Jornal Inverta/Editora Nova Victória, 2002.

PCML. Teses sobre a situação política nacional e internacional. Rio de Janeiro: Inverta, 2016.

SAID, Edward W. A questão da Palestina. Trad. Sonia Midori. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.

SANTIAGO, Theo (org.). Descolonização. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

SCALERCIO, Márcio. Oriente Médio. Uma análise reveladora sobre dois povos condenados a conviver. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

SHARABI, Hisham B. Nationalism and Revolution in Arab World. Princeton: D. Van Nostrand Company, Inc., 1965.

STALIN, J. O marxismo e a questão nacional. In Obras. Vol. 2. Rio de Janeiro: Vitória, 1952, pp. 278-348.

https://news.un.org/pt/story/2019/08/1685021

Downloads

Publicado

11-01-2024