O O caminho pedagógico no Brasil e a Crise Orgânica do Capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54025/clc.v6i9.108

Palavras-chave:

Pedagogia; Crise de paradigma; Crise Orgânica do Capital; Educação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama da educação brasileira e discutir possibilidades de repensar a aminhada pedagógica no Brasil, concluindo com a recente contribuição de Aluisio Pampolha Bevilaqua: A crise orgânica do capital: o valor, a ciência e a educação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Com base em

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 O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama da educação brasileira e discutir possibilidades de repensar a caminhada pedagógica no Brasil, concluindo com a recente contribuição de Aluisio Pampolha Bevilaqua: A crise orgânica do capital: o valor, a ciência e a educação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Com base em Bevilaqua (2011), (2015), (2017) questionou-se: que caminho pedagógico deve ser proposto à educação no Brasil? Constata-se a importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que

 O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama da educação brasileira e discutir possibilidades de repensar a caminhada pedagógica no Brasil, concluindo com a recente contribuição de Aluisio Pampolha Bevilaqua: A crise orgânica do capital: o valor, a ciência e a educação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Com base em Bevilaqua (2011), (2015), (2017) questionou-se: que caminho pedagógico deve ser proposto à educação no Brasil? Constata-se a importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) exemplificam bem isso.

correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) exemplificam bem isso.

importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) exemplificam bem isso.

Bevilaqua (2011), (2015), (2017) questionou-se: que caminho pedagógico deve ser proposto à educação no Brasil? Constata-se a importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) exemplificam bem isso.

Bevilaqua (2011), (2015), (2017) questionou-se: que caminho pedagógico deve ser proposto à educação no Brasil? Constata-se a importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014-2024) exemplificam bem isso.

Biografia do Autor

Adelmar Santos de Araújo, Centro de Educação Popular Educação e Pesquisas Econômicas e Sociais; Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015) e Pós-doutorado em História (2023), na mesma instituição. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2009). Pesquisador no Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais - CEPPES. Professor da Rede Estadual de Educação de Goiás - SEDUC-GO. Professor Substituto no Instituto Federal de Goiás, Campus Anápolis

Referências

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Publicado

23-01-2024