O O caminho pedagógico no Brasil e a Crise Orgânica do Capital
DOI:
https://doi.org/10.54025/clc.v6i9.108Palavras-chave:
Pedagogia; Crise de paradigma; Crise Orgânica do Capital; Educação.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama da educação brasileira e discutir possibilidades de repensar a aminhada pedagógica no Brasil, concluindo com a recente contribuição de Aluisio Pampolha Bevilaqua: A crise orgânica do capital: o valor, a ciência e a educação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Com base em
O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama da educação brasileira e discutir possibilidades de repensar a caminhada pedagógica no Brasil, concluindo com a recente contribuição de Aluisio Pampolha Bevilaqua: A crise orgânica do capital: o valor, a ciência e a educação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Com base em
O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama da educação brasileira e discutir possibilidades de repensar a caminhada pedagógica no Brasil, concluindo com a recente contribuição de Aluisio Pampolha Bevilaqua: A crise orgânica do capital: o valor, a ciência e a educação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Com base em Bevilaqua (2011), (2015), (2017) questionou-se: que caminho pedagógico deve ser proposto à educação no Brasil? Constata-se a
O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama da educação brasileira e discutir possibilidades de repensar a caminhada pedagógica no Brasil, concluindo com a recente contribuição de Aluisio Pampolha Bevilaqua: A crise orgânica do capital: o valor, a ciência e a educação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Com base em Bevilaqua (2011), (2015), (2017) questionou-se: que caminho pedagógico deve ser proposto à educação no Brasil? Constata-se a importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que
O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama da educação brasileira e discutir possibilidades de repensar a caminhada pedagógica no Brasil, concluindo com a recente contribuição de Aluisio Pampolha Bevilaqua: A crise orgânica do capital: o valor, a ciência e a educação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Com base em Bevilaqua (2011), (2015), (2017) questionou-se: que caminho pedagógico deve ser proposto à educação no Brasil? Constata-se a importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) exemplificam bem isso.
correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) exemplificam bem isso.
importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) exemplificam bem isso.
Bevilaqua (2011), (2015), (2017) questionou-se: que caminho pedagógico deve ser proposto à educação no Brasil? Constata-se a importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) exemplificam bem isso.
Bevilaqua (2011), (2015), (2017) questionou-se: que caminho pedagógico deve ser proposto à educação no Brasil? Constata-se a importância da articulação pedagógica no ambiente escolar, bem como a compreensão da realidade atual e, a partir desse conhecimento, é possível construir, coletivamente, uma pedagogia e projetar uma escola capaz de elaborar metas educativas que correspondam às necessidades da realidade vivida. O processo histórico da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a construção do Plano Nacional de Educação (2014-2024) exemplificam bem isso.
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