Trabalho, Práxis, Poiesis

Educando na Interdisciplinaridade/Complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54025/clc.v5i4.13

Palavras-chave:

Trabalho, Práxis, Educação, Complexidade, Interdisciplinaridade

Resumo

Essa contribuição visa dar continuidade às considerações tecidas em artigo prévio (2018) e mais profundamente desenvolvidas em minha dissertação (2020) sobre a necessidade de reconfigurar determinadas noções importantes para a tradição crítico-marxista. O que significa pensar o trabalho nas sociedades contemporâneas que enfrentam uma multicrise técnica, científica, socio-política, cultural, ambiental? Como inserir a práxis ⏤ simultaneamente um processo laborativo/formativo/revolucionário ou processo genético do sujeito produtor/educador/emancipador ⏤ no interior dos paradigmas da cibernética-autopoiética, da interdisciplinaridade e da complexidade? Coordenando discussões sobre as transformações no mundo do trabalho, na esfera educacional e no modo de (re)produção e circulação do capital, pretendi apresentar algumas possibilidades nessa direção.

Biografia do Autor

Matheus Henrique da Mota Ferreira, PPGF/UFRJ

Licenciado em Biologia (IB-FE/UFRJ), Mestre em História e Filosofia das Ciências (HCTE/UFRJ) e Doutorando em Filosofia (PPGF/UFRJ).
Membro do Núcleo de Reflexões Interdisciplinares Fórum Atenas (FAt), do Círculo de Estudos da Ideia e Ideologia (CEII), do GT Ontologias Contemporâneas da ANPOF e do Podcast sobre educação, gênero e sexualidade OBS. Com experiências nas áreas de Teoria da Evolução, Neurociências e Ciências Cognitivas em suas interfaces com a Filosofia, assim como em História, Filosofia e Ensino de Ciências. Sua pesquisa mais recente se volta para a filosofia materialista em suas apresentações históricas e contemporâneas. Concluiu recentemente uma etapa da pesquisa (ainda aberta) sobre a Complexidade - como questão da realidade, do conhecimento e do método de pesquisa - na forma de sua dissertação intitulada "A Ontogênese da Complexidade e a Complexidade da Ontogênese" sobre as mudanças simultâneas e associadas no paradigma das ciências e epistemologias, no modo de organização do trabalho e da práxis humana, e na esfera da educação e formação para além da disciplinaridade estanque.

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27-09-2021

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Artigos

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