Trabalho, Práxis, Poiesis
Educando na Interdisciplinaridade/Complexidade
DOI:
https://doi.org/10.54025/clc.v5i4.13Palavras-chave:
Trabalho, Práxis, Educação, Complexidade, InterdisciplinaridadeResumo
Essa contribuição visa dar continuidade às considerações tecidas em artigo prévio (2018) e mais profundamente desenvolvidas em minha dissertação (2020) sobre a necessidade de reconfigurar determinadas noções importantes para a tradição crítico-marxista. O que significa pensar o trabalho nas sociedades contemporâneas que enfrentam uma multicrise técnica, científica, socio-política, cultural, ambiental? Como inserir a práxis ⏤ simultaneamente um processo laborativo/formativo/revolucionário ou processo genético do sujeito produtor/educador/emancipador ⏤ no interior dos paradigmas da cibernética-autopoiética, da interdisciplinaridade e da complexidade? Coordenando discussões sobre as transformações no mundo do trabalho, na esfera educacional e no modo de (re)produção e circulação do capital, pretendi apresentar algumas possibilidades nessa direção.
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