Esta é uma versão desatualizada publicada em 27-09-2021. Leia a versão mais recente.

A Nova Cena Histórica de Golpe no Brasil

é momento de organizar o povo e resistir!

Autores

  • Aluisio Bevilaqua CEPPES

DOI:

https://doi.org/10.54025/clc.v5i4.76

Palavras-chave:

Crise Orgânica do Capital, Conjuntura, Brasil, golpe, protofascismo

Resumo

A presente análise da conjuntura do início de 2021 parte da perspectiva dialética das quatro principais contradições que se apresentavam no quadro nacional e aprofunda-se do plano mais imediato ao essencial indicando as principais tendências e desdobramentos que passarão a dominar a cena histórica no país. Por que o STF se contradiz e toma decisão favorável ao ex-presidente Lula? Se a correlação de forças políticas é favorável a Bolsonaro no Congresso, por que cresce a tendência ao autogolpe? Se a difícil situação social se vê agravada pela pandemia de Covid-19, por que se mantém o apoio ao governo e não há revolta? E se esta base forte independe das crescentes mortes e miséria, por que as reformas de gabinete, a renúncia dos chefes das forças armadas e a carta dos economistas? Estas contradições nos âmbitos judiciário, político e social encontram sua essência na Crise Orgânica do Capital e a resultante débâcle na economia. Entre outros fenômenos, o artigo explica a crise pandêmica e seus efeitos como expressão daquela enquanto crise na ciência; como a crise nas instituições resulta da erosão do paradigma de valor, sobre o qual se estruturam as relações burguesas; e que taxas decrescentes de lucro forçam o exército industrial de reserva a novo papel como produtor de valor, em condições de superexploração e alta composição orgânica de capital: o empreendedor que constitui a base de apoio ao protofascimo. Conclui que a conjuntura brasileira tende a uma saída autoritária e propõe a organização da resistência popular para enfrentar esta nova cena histórica.

Referências

DIEESE. Implicações econômicas intersetoriais da operação lava jato. São Paulo - 16/03/202. Disponível em https://www.dieese.org.br/outraspublicacoes/2021/impactosLavaJatoEconomia.html, Acesso em 29 jul, 2021.

FMI. IMF Data Mapper. Real GDP Growth: Annual percentage change. Disponível em https://www.imf.org/external/datamapper/NGDP_RPCH@WEO/OEMDC/ADVEC/WEOWORLD/BRA?year=2021. Acesso em 08 set, 2021.

JOHNS HOPKINS UNIVERSITY & MEDICINE. Covid-19 Dashboard. 2021. Disponível em https://coronavirus.jhu.edu/map.html. Acesso em 08 set, 2021.

MARTINS, Arícia. País ‘perdeu’ 27% de crescimento desde 2014, estima MB Associados. Valor Econômico [on line], São Paulo, 4 ago. 2020. Disponível em https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/08/04/pais-perdeu-27percent-de-crescimento-desde-2014-estima-mb-associados.ghtml. Acesso em 29 jul, 2021.

MARX, Karl. Contribución a la crítica de la economia política. Moscú: Editorial Progresso, 1989.

O PAÍS EXIGE RESPEITO; Vida Necessita da Ciência e do Bom Governo: Carta Aberta à Sociedade Referente a Medidas de Combate à Pandemia. 2021. Disponível em https://jornal.usp.br/atualidades/o-brasil-exige-respeito-carta-aberta-de-economistas-pede-medidas-efetivas-de-combate-a-pandemia/. Acesso em 08 set, 2021.

Downloads

Publicado

27-09-2021

Versões